BUSCA

Ciências Sociais e Ciência da Religião em perspectiva de tensão e de diálogo

Data de publicação: 07/07/2008

imprimir

Trailer



O autor se empenha em defender seu ponto de vista perpassando os diversos debates e as situações vividas na atualidade universitária brasileira, conferindo assim à obra um valor informativo a todas as áreas interessadas nessa reflexão.

Escrita por um antropólogo, atuante na área dos estudos da religião, Ciências Sociais e Ciências da Religião - Polêmicas e interlocuções é uma obra densa. Fala dos impasses entre duas disciplinas distintas, e discute o estatuto epistemológico e a identidade acadêmica do que hoje se denomina, de forma abrangente, a(s) ciência(s) da religião.

Além de chamar a atenção para o debate acerca do perfil teórico-metodológico que deve definir esta área acadêmica em processo de consolidação, em sete ensaios, ele questiona: campo de estudos (inter) disciplinar ou disciplina unitária?, ciências ou ciência?, a religião como um fenômeno de "originalidade irredutível" ou derivação de outras instâncias da realidade, como a sociedade, a psique, a cultura?

Em segundo plano, os ensaios alertam para a presença significativa das Ciências Sociais nos estudos sobre a religião no Brasil, em uma trajetória que se inicia com autores hoje canônicos, como Roger Bastide e Cândido Procópio Camargo, firmando uma tradição de profundo impacto na área das ciências da religião.

A proposta de Camurça é que se estabeleça entre elas uma "via de mão dupla" em que ambas se deixem "afetar" mutuamente - em que a religião empregue métodos socioculturais e históricos como forma de autocompreensão; e as ciências (sociais) se valha de conceitos e experimentos do universo religioso (como o carisma) para interrogar suas problemáticas.


O autor - Marcelo Camurça é doutor em Antropologia, leciona e faz pesquisas no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Religião da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Ex-diretor do Instituto de Estudos da Religião (Iser), integra a diretoria da Asociación de Cientistas Sociales de la Religión en el Mercosur, e a comissão de avaliação da Capes para os Programas de Pós-Graduação na subárea Teologia e Ciências da Religião.

CIÊNCIAS SOCIAIS E CIÊNCIAS DA RELIGIÃO - Polêmicas e interlocuções
Autor: Marcelo Camurça
Editora: Paulinas
Coleção: Repensando a religião
Formato: 14,0 x 21,0
Páginas: 152
Preço: R$ 19,90
ISBN: 9788535621617
Código: 513059

Sala de Imprensa
Paulinas Editora
Joana Fátima, Taís González e Roberta Molina
www.paulinas.org.br/sala_imprensa
saladeimprensa@paulinas.com.br


Fonte: Paulinas
Postado por: Administrador

Galeria de Imagens





Compartilhe este conteúdo:



Veja Também

Burnout
A síndrome de 'Burnout' descreve o estado de exaustão intensa e prolongada da pessoa em relação ao seu trabalho. Entre eles, tem chamado atenção, pela sua frequência e gravidade, o complexo de desgosto, cansaço e desencanto que afeta muitos profissionais.

"Violência doméstica e familiar contra a mulher" - Um problema de toda a sociedade
Os artigos foram escritos por especialistas de diversas áreas que, a partir de sua experiência , buscam informar e orientar sobre como reconhecer um caso de violência doméstica e o que fazer.

O perfume da esperança
A obra narra a emocionante história de Paolo, um brasileiro adotado por uma família italiana, na busca por suas raízes.

Confessar... O quê? Por quê? Como?
Novo livro de padre Cleiton Viana convida você a refletir e compreender o sacramento da confissão.

É mamífero que fala, né?
Lançamento da Paulinas Editora, o livro chega às livrarias e lojas on-line com uma proposta inusitada: falar de aleitamento materno diretamente para as famílias, especialmente para as crianças, empregando uma linguagem carinhosa, cuidadosa e acessível.

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximo Final
Busca avançada
Copyright © Pia Sociedade Filhas de São Paulo - Brasil - Direitos Reservados