BUSCA

Quando a Palavra de Deus renova

Data de publicação: 28/05/2008

imprimir

Trailer



"A importância da Palavra de Deus, sobretudo nas celebrações litúrgicas, é um dos valores mais ressaltados no atual ensinamento da Igreja."

Ao assinar "A Mesa da Palavra I", da Paulinas Editora, o liturgista José Aldazábal oferece aos leitores uma segunda edição do novo "Lecionário para a Eucaristia", datado de 1981 e que agora, reformulado e retocado,  vem cumprir o objetivo de ajudar todos os religiosos a celebrarem melhor a Palavra de Deus na Eucaristia.

Para compor a obra, Aldazábal se baseou no próprio Lecionário (1981) e seus conteúdos que, originalmente, foram redigidos em 1969 e intitulados OLM, ou seja, Ordo Lectionum Missae (Elenco das Leituras da Missa).

Nestas importantes instruções, os religiosos reforçam a tese de que a Palavra de Deus se converte cada vez, durante a celebração litúrgica, em um novo acontecimento e adquire, segundo os tempos e festas do ano litúrgico, uma interpretação eficaz e renovadora. Assim, a distribuição de leituras bíblicas - conforme indica o Lecionário - possibilita aos cristãos conhecer mais profundamente a fé que professam, assim como a história da salvação.

Entre as novidades do novo Lecionário estão o enriquecimento dos chamados Praenotanda, ou seja, dos textos introdutórios que condensam a compreensão teológica, bem como as diretrizes principais da celebração e da pastoral de cada sacramento ou ação litúrgica (de 25 números, saltaram para 125). Outro diferencial, foi a decisão de utilizar a versão latina da Nova Vulgata (1979), e então percebeu-se a conveniência de serem acrescentadas leituras alternativas para a celebração dos sacramentos (ex.: as Festas da Sagrada Família, Batismo do Senhor, Ascenção, Pentecostes etc).

A reforma litúrgica, operada pelo Vaticano II, está em grande parte baseada na compreensão da Palavra de Deus pelo povo que celebra e, por isso mesmo, dá grande importância às leituras. Por meio destas medidas, o estilo atual dos livros litúrgicos concede prioridade aos objetivos teológicos-pastorais da ação comunitária.

Vale comentar que a obra pertence à Coleção Comentários, a qual apresenta, ao pé da página, as introduções de livros litúrgicos acompanhadas de comentários que ampliam a compreensão teológica e as possibilidades de aplicação litúrgica.

O autor
José Aldazábal (Azkoitia, País Basco, 1933 - Barcelona, 2006), sacerdote salesiano, doutor em liturgia pelo Instituto Santo Anselmo de Roma, foi professor na Faculdade de Teologia da Catalunha e presidente do Centro de Pastoral Litúrgica de Barcelona. Dirigiu as revistas Phase e Misa Dominical, atuou na formação de sacerdotes e religiosos na Espanha, em Portugal e na América Latina. Também foi consultor da comissão litúrgica da Conferência Episcopal Espanhola.


Título: A Mesa da Palavra I - Elenco das Leituras da Missa
Autor: José Aldazábal
Editora: Paulinas
Coleção: Comentários
Tema: Liturgia, pastoral da palavra, lecionários e missais.
Público-alvo: Geral
Formato: 14,0 x 21,0
Páginas: 144
Preço: R$ 20,70
Código: 512400

Sala de Imprensa
Paulinas Editora
Joana Fátima, Taís González e Roberta Molina
www.paulinas.org.br/sala_imprensa
saladeimprensa@paulinas.com.br


Fonte: Paulinas
Postado por: Administrador

Galeria de Imagens





Compartilhe este conteúdo:



Veja Também

Alegres da esperança
Obra apresenta reflexões para uma vida mais confiante e abençoada.

Dialógo Inter-religioso - Religiões a caminho da paz
Líderes de diversas vertentes religiosas falam sobre a importância da união de credos pela paz

Eu mais feliz - Reflexões para o despertar de uma vida melhor
A obra auxilia o leitor a compreender de forma simples, com textos curtos, aspectos da vida e do nosso tempo.

Filhos felizes - O segredo da educação de adolescentes para uma vida bem-sucedida
Psicóloga Mariangela Mantovani traz propostas para o entendimento dessa fase complicada da vida.

A virgem Maria no ano litúrgico
Escrito pelo autor Bruno Carneiro Lira, o livro “A virgem Maria no ano litúrgico” (Paulinas Editora, 2018) é um itinerário litúrgico-mariano que reflete sobre as festas, memórias e solenidades de Maria.

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximo Final
Busca avançada
Copyright © Pia Sociedade Filhas de São Paulo - Brasil - Direitos Reservados