BUSCA

Aparecida em resumo: o rosto da Igreja na América Latina

Data de publicação: 26/05/2008

imprimir

Trailer



"O grande público tem o direito de saber o que se passa nas esferas mais altas ou nos bastidores da instituição eclesial."

Disposto a contribuir para que a proposta evangelizadora da V Conferência chegue ao maior número possível de pessoas, Brighenti escreveu Aparecida em resumo, uma condensação do Documento de Aparecida, elaborado pela V Conferência do CELAM, em 2007, usando as próprias palavras do Documento Oficial, o texto autorizado pelo Papa.

Ou seja, não se trata de uma síntese do conteúdo com as palavras do próprio autor, mas de um resumo que condensa a totalidade do texto com as próprias palavras do Documento. Por isso e para facilitar leituras e comparações, além da forma, o autor conservou a mesma estrutura do texto, guardou nos detalhes a ordem das partes, capítulos, títulos e subtítulos e parágrafos do Documento.

Brighenti fez questão de deixar claros, todavia, os pontos sensíveis na Igreja hoje, revelado pelos próprios censores, com relação ao processo de reforma que o Vaticano II desencadeou e que está plasmando, pouco a pouco, um rosto próprio na Igreja latino-americana por meio de uma "recepção criativa" e com muitos obstáculos e mal-entendidos.

Nesse sentido, o autor vai anotando as modificações introduzidas pela Igreja no documento, tal como ele foi votado pela assembléia. "Como se trata de um texto do magistério latino-americano, endereçado a todos os membros do Povo de Deus, todos os membros de nossa Igreja têm o direito de conhecer a mensagem e a proposta evangelizadora na forma como os próprios bispos lhes dirigiram", ressalta o autor.

Embora do ponto de vista canônico vale o documento oficial, o conhecimento das muitas mudanças de forma e de fundo introduzidas pela autoridade pontifícia é de suma importância para entender o diálogo entre as igrejas locais latino-americanas e a Sé romana, responsável pelas expressões da fé e orientações pastorais da Igreja no seu conjunto.

O autor - Agenor Brighenti é doutor em Ciências Teológicas e Religiosas na Universidade Católica de Louvain (Bélgica), especializado em Pastoral Social e Planejamento Pastoral pelo Instituto Teológico-Pastoral do Celam (Medellín) e licenciado em Filosofia pela Universidade do Sul de Santa Catarina (Tubarão, SC). É professor de Teologia no Instituto Teológico de Santa Catarina (Itesc) e na Universidade Pontifícia do México (UPM)), presidente do Instituto Nacional de Pastoral da CNBB, membro do Comitê Executivo Latino-americano da Ameríndia e do Comitê Organizador do Fórum Mundial de Teologia e Libertação. Foi perito do Celam na Conferência de Santo Domingo e da CNBB em Aparecida.


APARECIDA EM RESUMO - O Documento Oficial com referência às mudanças efetuadas no Documento Original
Autor: Agenor Brighenti
Formato: 14,0 x 21,0
Páginas: 112
Preço: R$ 9,20
Código: 513580

Sala de Imprensa
Paulinas Editora
Joana Fátima, Taís González e Roberta Molina
www.paulinas.org.br/sala_imprensa
saladeimprensa@paulinas.com.br


Fonte: Paulinas
Postado por: Administrador

Galeria de Imagens





Compartilhe este conteúdo:



Veja Também

Consciência negra se constrói com histórias e representatividade
No mês da consciência negra, a Paulinas apresenta uma série de livros inspirados e contatos do ponto de vista da África e dos africanos, contribuindo com a representatividade e com a auto-estima de afrodescendentes.

Burnout
A síndrome de 'Burnout' descreve o estado de exaustão intensa e prolongada da pessoa em relação ao seu trabalho. Entre eles, tem chamado atenção, pela sua frequência e gravidade, o complexo de desgosto, cansaço e desencanto que afeta muitos profissionais.

"Violência doméstica e familiar contra a mulher" - Um problema de toda a sociedade
Os artigos foram escritos por especialistas de diversas áreas que, a partir de sua experiência , buscam informar e orientar sobre como reconhecer um caso de violência doméstica e o que fazer.

O perfume da esperança
A obra narra a emocionante história de Paolo, um brasileiro adotado por uma família italiana, na busca por suas raízes.

Confessar... O quê? Por quê? Como?
Novo livro de padre Cleiton Viana convida você a refletir e compreender o sacramento da confissão.

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximo Final
Busca avançada
Copyright © Pia Sociedade Filhas de São Paulo - Brasil - Direitos Reservados