BUSCA

Por um diálogo inter-religioso contra a religião do mercado

Data de publicação: 02/05/2008

imprimir

Trailer



"As forças que estão gerando tanta riqueza e ao mesmo tempo tal disparidade em sua distribuição se transformaram elas mesmas em uma religião."

Em um esforço conjunto para vincular as atuais correntes teológicas das religiões com a Teologia da Libertação, um grupo de autores, cada um em seu contexto cultural-político particular, procura fomentar uma teologia cristã libertadora intercontinental do pluralismo religioso. Isso porque acreditam que a razão principal e a causa essencial da crescente injustiça econômica no mundo e da pobreza desumanizadora que dela resulta são, em si mesmas, religiosas.

Os textos estão em Teologia pluralista libertadora intercontinental (lançamento de Paulinas Editora) e são uma pequena mas significativa contribuição para a promoção de um diálogo entre religiões que possibilite um diálogo profético com a religião universal do mercado, que se baseia na fé incondicional no economicismo. Segundo os autores, esta religião tem todos os traços de outras religiões, inclusive com liturgia e adoração diárias, e seus "seguidores" praticam a fé e encontram sua salvação em centros comerciais de compras.

"Precisamos das religiões para combater, sufocar e reorientar a religião do mercado." No entender dos autores, talvez apenas as religiões possam dar aos povos a visão, a energia, a esperança e a perseverança para dialogar com a religião do mercado, lutar contra ela e reconquistar seus seguidores, que puseram o deus do consumismo e o crescimento econômico no lugar do único Deus. E não é possível para um membro da religião do mercado ser ao mesmo tempo seguidor de Maomé, Jesus, Buda ou Abraão. Aqui, não cabe uma dupla pertença...

Ao longo dos textos, os autores apresentam e avaliam a realidade atual da teologia pluralista libertadora intercontinental, isto é, fazem um primeiro levantamento de dados sobre como se encontra esta teologia no mundo e nos diferentes continentes. E fazem o "cruzamento" entre teologia das religiões do Atlântico Norte e a teologia da libertação.

O livro não repete a postura oficial da Igreja Católica sobre pluralidade religiosa. Quer, antes, apresentar uma série de posições sobre o tema. Seu mérito é facilitar, aos interessados no tema da teologia das religiões e do diálogo inter-religioso, o contato direto com uma pluralidade de opiniões ideologicamente irmanadas, mas muito diferentes umas das outras. A reunião dos artigos e autores que o compõem evita o defeito comum de interpretações de segunda mão desta ou daquela corrente teológica, mas não dispensa o teólogo cristão de exercer um olhar crítico e fazer um juízo abalizado dessas posições com relação a outras visões mais consensuais atualmente entre católicos e protestantes, que tendem para o inclusivismo.

Título: Teologia pluralista libertadora intercontinental
Organizadores: José M. Vigil, Luiza E. Tomita e Marcelo Barros
Editora: Paulinas
Coleção: Pelos muitos caminhos de Deus
Páginas: 392
Formato: 14,0 x 21,0
Preço: R$ 42,50
Código: 512923

Paulinas Editora
Sala de Imprensa
Joana Fátima, Taís González, Ir. Ana Sofia, fsp
www.paulinas.org.br/sala_imprensa
saladeimprensa@paulinas.com.br


Fonte: Paulinas
Postado por: Administrador



Compartilhe este conteúdo:



Veja Também

Burnout
A síndrome de 'Burnout' descreve o estado de exaustão intensa e prolongada da pessoa em relação ao seu trabalho. Entre eles, tem chamado atenção, pela sua frequência e gravidade, o complexo de desgosto, cansaço e desencanto que afeta muitos profissionais.

"Violência doméstica e familiar contra a mulher" - Um problema de toda a sociedade
Os artigos foram escritos por especialistas de diversas áreas que, a partir de sua experiência , buscam informar e orientar sobre como reconhecer um caso de violência doméstica e o que fazer.

O perfume da esperança
A obra narra a emocionante história de Paolo, um brasileiro adotado por uma família italiana, na busca por suas raízes.

Confessar... O quê? Por quê? Como?
Novo livro de padre Cleiton Viana convida você a refletir e compreender o sacramento da confissão.

É mamífero que fala, né?
Lançamento da Paulinas Editora, o livro chega às livrarias e lojas on-line com uma proposta inusitada: falar de aleitamento materno diretamente para as famílias, especialmente para as crianças, empregando uma linguagem carinhosa, cuidadosa e acessível.

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximo Final
Busca avançada
Copyright © Pia Sociedade Filhas de São Paulo - Brasil - Direitos Reservados