BUSCA

Charles de Foucauld - O irmãozinho de Jesus

Data de publicação: 04/03/2008

imprimir

Trailer



Como o grão de trigo, que só dá fruto depois que morre, seu grande sonho se transformou em realidade e a "União-Fraternidade Carlos de Foucauld" está espalhada por todos os continentes.

Como alguém que passou grande parte da vida como descrente pode figurar entre os grandes nomes espirituais da Igreja Católica e ainda ser reconhecido como "o irmãozinho de Jesus"? Charles de Foucald conseguiu a façanha. Nascido em meio aristocrático, tornou-se órfão aos seis anos. Rapidamente dilapidou a fortuna. Passou por grandes mudanças, para melhor e para pior, até tomar o rumo definitivo da busca de Deus, pelos mais variados caminhos, terminando tragicamente no deserto argelino, onde viveu primeiro como colonizador, depois, como eremita e como santo.

Durante uma exploração por Marrocos, impressionado com a fé dos muçulmanos, orou a Deus pedindo para conhecê-lo. Uma peregrinação à Terra Santa revelou-lhe sua vocação: seguir e imitar Jesus na vida de Nazaré. Esses relatos estão na obra Charles de Foucauld - O irmãozinho de Jesus, lançamento de Paulinas Editora.

Além de conhecedor profundo da vida do biografado, o autor Jean-François Six é um de seus grandes admiradores e, de certo modo, seu filho espiritual. Ele percebeu em profundidade o alcance do exemplo de vida simples e dos ensinamentos rigorosamente evangélicos de Charles de Foucauld.

Depois de descrever, com certa dramaticidade, a vida militar e mundana agitada até os 28 anos, o autor aprofunda o progressivo crescimento espiritual de Carlos como recém-reconvertido, sua busca espiritual e a descoberta do mistério da vida simples de Nazaré, depois da passagem por mosteiro trapista. De volta à França, é ordenado sacerdote aos 43 anos. Empenha-se de novo numa viagem ao norte da África, até se fixar entre os tuareges. Ali, em meio ao tiroteio na ofensiva contra o forte em que se refugiara, é morto no dia 1º de dezembro de 1916.

A vida e o círculo de amizades de Charles de Foucauld lhe deram extraordinária posteridade. Como o grão de trigo, que só dá fruto depois que morre, seu grande sonho de levar o amor singelo de seu novo mestre a pessoas que não estão acessíveis a uma missão direta transformou-se em realidade. A "União-Fraternidade Carlos de Foucauld está espalhada por todos os continentes, envolvendo em sua espiritualidade várias congregações religiosas e muitos cristãos de variadas situações de vida e profissões.
 
Por toda a obra, mas sobretudo nos capítulos finais, temos uma síntese profunda e ampla da espiritualidade foucauldiana do irmãozinho de Jesus. O processo de canonização, aberto dez anos depois, só foi concluído com sua beatificação, pelo papa Bento XVI, em 13 de novembro de 2005.

Título: Charles de Foucauld - O irmãozinho de Jesus
Autor: Jean-François Six
Coleção: Luz do mundo
Formato: 14,0 x 21,0
Páginas: 136
Preço: R$ 16,60
Código: 512770
ISBN: 9788535621228

Paulinas Editora
Sala de Imprensa
Joana Fátima, Taís González e Ir. Ana Sofia, fsp
www.paulinas.org.br/sala_imprensa
saladeimprensa@paulinas.com.br


Fonte: Paulinas
Postado por: Administrador

Galeria de Imagens





Compartilhe este conteúdo:



Veja Também

Burnout
A síndrome de 'Burnout' descreve o estado de exaustão intensa e prolongada da pessoa em relação ao seu trabalho. Entre eles, tem chamado atenção, pela sua frequência e gravidade, o complexo de desgosto, cansaço e desencanto que afeta muitos profissionais.

"Violência doméstica e familiar contra a mulher" - Um problema de toda a sociedade
Os artigos foram escritos por especialistas de diversas áreas que, a partir de sua experiência , buscam informar e orientar sobre como reconhecer um caso de violência doméstica e o que fazer.

O perfume da esperança
A obra narra a emocionante história de Paolo, um brasileiro adotado por uma família italiana, na busca por suas raízes.

Confessar... O quê? Por quê? Como?
Novo livro de padre Cleiton Viana convida você a refletir e compreender o sacramento da confissão.

É mamífero que fala, né?
Lançamento da Paulinas Editora, o livro chega às livrarias e lojas on-line com uma proposta inusitada: falar de aleitamento materno diretamente para as famílias, especialmente para as crianças, empregando uma linguagem carinhosa, cuidadosa e acessível.

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximo Final
Busca avançada
Copyright © Pia Sociedade Filhas de São Paulo - Brasil - Direitos Reservados