BUSCA

Sexualidade: esse papo é sério!

Data de publicação: 27/02/2008

imprimir

Trailer



Nossa sociedade vive uma época de mudanças rápidas e isso parece ter repercutido nas relações entre as pessoas. A juventude prefere "ficar" por uma noite ou uns dias a "namorar"...

A sexualidade diz respeito às energias vitais que permeiam todo o nosso ser e que levam ao estabelecimento de laços entre as pessoas, o mundo e a natureza. Faz parte da personalidade humana e não pode ser separada dos outros aspectos da vida. No entanto, quando se pretende conversar sobre sexualidade, descobre-se que a esse respeito existe muita falta de clareza - para não dizer confusão.

Como bispo acompanhante da Pastoral da Juventude do Maranhão, Dom José Belisário da  Silva, admirou-se da falta de clareza, não só por parte dos jovens, mas também de assessores com relação ao assunto. Surgiu, então a idéia de dedicar algumas reuniões do grupo de assessores das várias dioceses para o estudo de temas relativos à sexualidade. Dessa experiência surgiu a idéia de escrever Dez temas sobre sexualidade - Roteiros para reuniões de jovens, ora publicado por Paulinas.

A proposta é oferecer elementos para o diálogo sincero e livre, sem banalização ou tabus, sobre como o ser humano se relaciona sexualmente, como controla ou expressa seus impulsos e como essas energias podem ser usadas de maneira construtiva.

Assim, para cada um dos dez temas, apresenta-se um 'fato da vida' - que funciona como uma introdução para a troca de idéias -, propõe-se uma 'discussão do tema' - fundamentada em fatos históricos e científicos, na percepção da sociedade e da Igreja Católica - e apresentam-se sugestões 'para continuar a reflexão' posteriormente.

É um trabalho despretensioso, mas muito útil para infundir nos jovens a responsabilidade e o respeito necessários para a convivência em sociedade, controlando ou expressando seus impulsos e energias de maneira construtiva.

Título: Dez temas sobre sexualidade - Roteiros para reuniões de jovens
Autoria: Pastoral da Juventude do Maranhão
Editora: Paulinas
Coleção: Espaço jovem
Formato: 14,0 x 21,0
Páginas: 56
Preço: R$ 9,80
Código: 513210

Paulinas Editora
Sala de Imprensa
Joana Fátima, Taís González e Ir. Ana Sofia, fsp
www.paulinas.org.br/sala_imprensa
saladeimprensa@paulinas.com.br


Fonte: Paulinas
Postado por: Administrador

Galeria de Imagens





Compartilhe este conteúdo:



Veja Também

"Violência doméstica e familiar contra a mulher" - Um problema de toda a sociedade
Os artigos foram escritos por especialistas de diversas áreas que, a partir de sua experiência , buscam informar e orientar sobre como reconhecer um caso de violência doméstica e o que fazer.

O perfume da esperança
A obra narra a emocionante história de Paolo, um brasileiro adotado por uma família italiana, na busca por suas raízes.

Confessar... O quê? Por quê? Como?
Novo livro de padre Cleiton Viana convida você a refletir e compreender o sacramento da confissão.

É mamífero que fala, né?
Lançamento da Paulinas Editora, o livro chega às livrarias e lojas on-line com uma proposta inusitada: falar de aleitamento materno diretamente para as famílias, especialmente para as crianças, empregando uma linguagem carinhosa, cuidadosa e acessível.

Alegres da esperança
Obra apresenta reflexões para uma vida mais confiante e abençoada.

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximo Final
Busca avançada
Copyright © Pia Sociedade Filhas de São Paulo - Brasil - Direitos Reservados