BUSCA

Por mais partilha, respeito e diálogo entre as religiões

Data de publicação: 11/12/2007

imprimir

Trailer



"Como respostas humanas ao amor universal de Deus, sem eleições nem privilégios da parte dele, todas devem buscar a máxima comunhão possível..."

O problema do diálogo e do encontro entre as religiões do mundo transformou-se num dos temas mais debatidos hoje não só para a teologia mas para a filosofia das religiões e inclusive para a análise da cultura. Sob uma perspectiva teológica, o teólogo galego Andrés Torres Queiruga escreveu Autocompreensão cristã - Diálogo das religiões, lançado agora por Paulinas Editora.

Aqui, disserta sobre o relacionamento entre as religiões, colocadas hoje em confronto direto, em virtude da globalização das culturas em meio à era da comunicação digital e simultânea. Ressalta a importância da radical e fraterna comunidade formada por todas as tradições religiosas, pois acredita que só partilhando aquilo que crêem ser o melhor, num diálogo repleto de respeito e sempre disposto a dar e a receber, podem ir se aproximando da inesgotável riqueza do Mistério.

O autor parte de uma renovada concepção da revelação como a forma de Deus se manifestar na vida dos humanos, na história concreta; segue na tentativa de compreender o que isso significa no contexto globalizado em que vivemos; até que entende, e, então, sugere, com uma visão teológica, três princípios para o problema: a universalidade da salvação (embora historicamente só possa ser percebida e vivida particularmente); a revisão do papel de sua particularização em plenitude inclusiva, em Jesus; e a assunção, pela fé em Deus, não só das culturas, mas até mesmo das religiões, como elemento indissociável da cultura (para o autor, definido como "inreligionação" e "inculturação").

Queiruga faz questão de afirmar: "o diálogo não requer a destruição da própria identidade. Exige unicamente que ela seja mantida aberta, predisposta e receptiva: 'semper reformanda', sempre em clima de reforma." Caminhamos cada vez mais para uma "sinfonia diferida", marcada pela convergência das religiões, o que, no fundo, do ponto de vista teológico, nada mais é do que a realização do grande projeto de Deus, através de um processo de encaminhamento do particular inevitável para o universal de outra dimensão.

De maneira positiva e realista, o autor finaliza apontando alguns sinais inequívocos de um ecumenismo em processo, num mundo que prima pela diversidade e liberdade, reconhecendo que não é desejável caminhar para a unidade negadora da pluralidade.

Título: Autocompreensão cristã - Diálogo das religiões
Autor: Andrés Torres Queiruga
Editora: Paulinas
Temas: Religiões, revelação, diálogo inter-religioso.
Coleção: Algo a dizer
Formato: 12,0 x 19,0
Código: 512311
Páginas: 216
Preço: R$ 34,50

Paulinas Editora
Sala de Imprensa
Joana Fátima, Taís González, Ir. Ana Sofia, fsp
www.paulinas.org.br/sala_imprensa
imprensa@paulinas.com.br


Fonte: Paulinas
Postado por: Administrador

Galeria de Imagens





Compartilhe este conteúdo:



Veja Também

Burnout
A síndrome de 'Burnout' descreve o estado de exaustão intensa e prolongada da pessoa em relação ao seu trabalho. Entre eles, tem chamado atenção, pela sua frequência e gravidade, o complexo de desgosto, cansaço e desencanto que afeta muitos profissionais.

"Violência doméstica e familiar contra a mulher" - Um problema de toda a sociedade
Os artigos foram escritos por especialistas de diversas áreas que, a partir de sua experiência , buscam informar e orientar sobre como reconhecer um caso de violência doméstica e o que fazer.

O perfume da esperança
A obra narra a emocionante história de Paolo, um brasileiro adotado por uma família italiana, na busca por suas raízes.

Confessar... O quê? Por quê? Como?
Novo livro de padre Cleiton Viana convida você a refletir e compreender o sacramento da confissão.

É mamífero que fala, né?
Lançamento da Paulinas Editora, o livro chega às livrarias e lojas on-line com uma proposta inusitada: falar de aleitamento materno diretamente para as famílias, especialmente para as crianças, empregando uma linguagem carinhosa, cuidadosa e acessível.

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximo Final
Busca avançada
Copyright © Pia Sociedade Filhas de São Paulo - Brasil - Direitos Reservados