BUSCA

Pe. Fábio de Melo: mais perto do povo, mais perto de Deus

Data de publicação: 19/11/2007

imprimir

Trailer



Sempre haverá formas de tocar o coração desse povo brasileiro que, tão sofrido, não se cansa de buscar a felicidade. A música é uma delas... De novo, Padre Fábio resgata nossas raízes caipiras...

Doze anos de carreira, nove CD's. E Pe. Fábio de Melo volta a inovar. A exemplo do último trabalho, Sou um Zé da Silva e outros tantos, o cantor e compositor lança agora Enredos do meu povo simples, mais autoral, mais intenso. "Creio no poder de comunicação religiosa da música popular, e tento fazer com que as músicas sejam a ponte entre a palavra de Deus e o coração dos brasileiros", diz.

São treze canções, muitas delas grandes clássicos de nossa MPB, e um poema. As letras traduzem valores característicos, próprios de pessoas humildes, valores. O arranjador Bruno Moltes, que esteve à frente do primeiro CD "caipira" de Pe. Fábio buscou valorizar, aqui, o toque "simples" das melodias com instrumentos como viola caipira, acordeon, bandolim, entre outros.

Três canções e o poema são de autoria de Fábio, "Enredos de meu povo simples"; "Lamento dos imperfeitos"; e "Vale viver"; e o poema "Saudades da mãe". As demais músicas do repertório do CD são já conhecidas: "Folia" (Lourenço Baeta e Xico Chaves); "Tristeza do Jeca" (Angelino de Oliveira); "Luar do sertão" (Catullo da Paixão Cearense); "Viola e vinho velho" (Almir Sater e Paulo Simão); "O Rouxinol" (Milton Nascimento); "Fogão de lenha" (Carlos Colla, Xororó e Maurício Duboc); "Flor de ir embora" (Fátima Guedes); "Razões" (Almir Sater e Paulo Simões); "O homem bom" (Paulo Sette e Clayton Querido); e "Terra tombada" (José Fortuna e João Dorácio).

Como diz Padre Fábio, são canções que ultrapassam o limite da música católica para atingir um público bastante eclético e, claro, religioso. "Tudo aquilo que é bonito, que naturalmente toca o coração das pessoas e as fazem repensar sobre seus valores, é, de alguma forma, religioso. Não tenho direito de dizer que é católico, mas é religioso, e é o que importa".

A escolha das músicas levou em conta a memória afetiva do povo e, de alguma forma, a tradução de sentimentos, de experiências de vida, às vezes de uma vida inteira. Assim como o CD anterior (Zé da Silva), Enredos do meu povo simples nasceu nos palcos, nos momentos de mais religiosidade. "Ao cantar músicas como estas no palco, posso observar o sorriso no rosto de cada pessoa, e isso é uma confirmação de que tal música, tal letra, a ajuda a entender as coisas de Deus."



CD: Enredos do meu povo simples
Cantor: Padre Fábio de Melo
Editora Musical: Paulinas-COMEP
Código: 119741
Preço: R$ 20,90


 

Paulinas COMEP
Léo Guimarães e Taís González
www.paulinas.org.br/comep
divulgacao@paulinas.com.br



Fonte: Paulinas
Postado por: Administrador



Compartilhe este conteúdo:



Veja Também

Mulheres de fé em fé: novo EP do grupo Cantores de Deus apresenta músicas de esperança e superação dos desafios da vida
O grupo Cantores de Deus lança mais uma bela produção, quatro anos depois do CD “Mulheres em foco, força e fé”. As canções deste novo álbum são verdadeiras inspirações para recomeçar e reencontrar a alegria, a fé e a coragem para lutar.

Cassiano Menke estreia na Paulinas-COMEP com álbum “Decididamente”
“Decididamente” é fruto de uma determinação de Cassiano Menke de colocar os talentos musicais a serviço do Reino de Deus. Este é o primeiro álbum do cantor e compositor e está entre os lançamentos de 2019 da gravadora Paulinas-COMEP.

A musicalidade sem fronteiras do choro é a marca do grupo “Trinca Brasil”
CD lançado pela gravadora Paulinas-COMEP apresenta um concerto de choro, reunindo o trio de instrumentistas Toninho Carrasqueira, Guilherme Sparrapan e Edmilson Capelupi.

Alencastro comemora seus 40 anos de carreira com CD de músicas do padre Zezinho
O CD “Alencastro interpreta Pe. Zezinho, scj” é uma superprodução do artista, em conjunto com a gravadora Paulinas-COMEP, que contou com os arranjos de Tutuca Borba, maestro e arranjador do cantor Roberto Carlos, e backing vocals das Cantores de Deus.

CD “Maria passa na frente – Novena, terço e canções”
O CD “Maria passa na frente – Novena, terço e canções” é uma oportunidade de rezarmos juntos, pedindo não só por nossas necessidades particulares, mas por todas as pessoas que enfrentam situações difíceis nas diversas áreas da vida.

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximo Final
Busca avançada
Copyright © Pia Sociedade Filhas de São Paulo - Brasil - Direitos Reservados