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Ensino Religioso: tolerância, diálogo e respeito às diferenças na abertura ao divino

Data de publicação: 15/11/2007

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A fonte da religião, entendida como religiosidade, está no próprio ser humano, do qual é o elemento constitutivo fundamental e, por isso mesmo, indispensável ao pleno desenvolvimento de todos os homens e mulheres.

No Brasil, há poucas pessoas, como o irmão Lassalista Pedro Ruedell, do Rio Grande do Sul, que acompanham criticamente a evolução do ensino religioso nas escolas, tanto privadas e confessionais, como públicas. Sua obra Educação religiosa - Fundamentação antropológico-cultural da religião segundo Paul Tillich, lançamento de Paulinas Editora, gira em torno dos temas religião e cultura, procurando esclarecer que a fonte da religião, entendida como religiosidade, está no próprio ser humano.

Ruedell apresenta a configuração atual dessa disciplina, descrevendo sua evolução desde a implantação do regime republicano em nosso País; destaca as mudanças de concepções que a fizeram passar de uma área eclesiástica para a esfera da administração pública; e, sobretudo, dá-lhe uma base antropológico-cultural consistente como tentativa de ajudar a edificar um sistema coerente de sustentação para o Ensino Religioso que, como política educacional tem aceitação generalizada, mas em termos de adoção, traz consigo problemas sérios.

O autor analisa os diversos aspectos antropológicos, filosóficos e pedagógicos envolvidos nesse profundo processo de mudança da educação religiosa. Inspirando-se em Paul Tillich, grande pensador das correlações entre religião e cultura, cujas categorias servem de alicerce à educação religiosa, Ruedell estabelece algumas sugestões de como proceder, na prática, para salvaguardar o que tem de mais valioso no ensino religioso pluralista e sem proselitismo.

Lança um olhar histórico sobre a evolução do ensino religioso, com destaque para as mudanças ocorridas, visando a uma melhor compreensão de como é regulamentado pela legislação e praticado na atualidade; analisa o sentido do que a prática do ensino religioso tem no quadro das relações complexas e iterativas entre ciência e religião; e fornece uma série de indicadores para a implementação pedagógica do ensino religioso em pauta.

Com esse estudo, Pedro Ruedell espera dar uma contribuição para a construção de uma fundamentação antropológico-cultural da religião em geral e do Ensino Religioso em particular, e ajudar a resolver os grandes impasses e diversas incompreensões nesta disciplina.
 
Título: Educação religiosa - Fundamentação antropológico-cultural da religião segundo Paul Tillich
Autor: Pedro Ruedell
Editora: Paulinas
Público-alvo: Educadores, pedagogos e professores, em especial do ensino religioso.
Formato: 14,0 x 21,0
Código: 512605
Páginas: 192
Preço: R$ 27,50

Paulinas Editora
Sala de Imprensa
Joana Fátima, Taís González, Ir. Ana Sofia, fsp
www.paulinas.org.br/sala_imprensa
imprensa@paulinas.com.br



Fonte: Paulinas
Postado por: Administrador

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