BUSCA

Pastoral da Comunicação Diálogo entre fé e cultura - LANÇAMENTO NA EXPOCATÓLICA 2007

Data de publicação: 17/08/2007

imprimir

Trailer



Autoras lançam o desafio de repensar a importância da Pastoral da Comunicação nas dioceses, paróquias e comunidades, em busca de um trabalho que forme o povo de Deus e ajude a construir a civilização do amor. "Muitas são as iniciativas nessa área, mas grande também o descuido."

Conscientes da necessidade de uma efetiva ação pastoral nos tempos atuais, por meio da comunicação, duas religiosas decidiram lançar a cada comunidade, paróquia e diocese o desafio de fazer uma Pastoral da Comunicação que reflita a ação pastoral da Igreja em termos de organização, interação e espiritualidade. Mais que isso, que dê visibilidade a essa ação, dialogando com o cotidiano da sociedade, que não só exige uma atualização constante e uma percepção das novas situações, mas também uma coerência de vida e de convicções com aquilo que se prega e anuncia.

Em Pastoral da Comunicação - Diálogo entre fé e cultura, lançamento de Paulinas, as autoras reconhecem que muitos documentos da Igreja insistem na necessidade de comunicar de forma inculturada "na" e "pela" "cultura midiática". O Brasil tem dado grandes passos nesse sentido, mas ainda precisa progredir muito por meio de uma formação e articulação que possibilitem o desenvolvimento qualitativo da pastoral da comunicação, pois as transformações no campo da comunicação são muito rápidas.

Irmãs Joana e Helena não apenas desafiam, como apresentam algumas respostas às indagações suscitadas pela rapidez e fluidez da sociedade tecnológica em que estamos imersos. E alertam para a necessidade de colocar o "acento" no diálogo entre fé e cultura se quisermos desenvolver uma evangelização que não apenas forme o povo de Deus, mas ajude a construir a civilização do amor.

Na primeira parte, as autoras abordam a passagem conceitual que se faz necessária neste momento a respeito da comunicação, bem como a superação de expressões cristalizadas na Igreja. A seguir, apresentam um quadro geral sobre a insistência progressiva da Igreja para a formação à comunicação com riqueza de detalhes e sugestões para o planejamento estratégico para o desenvolvimento da Pascom. Finalizam oferecendo elementos para a espiritualidade do agente de pastoral, bem como orações sobre a comunicação e os comunicadores

 

Título: Pastoral da Comunicação - Diálogo entre fé e cultura
Autoras: Joana T. Puntel e Helena Corazza
Editora: Paulinas
Coleção: Pastoral da Comunicação: Teoria e prática
Formato: 13,5 x 20
Páginas.: 144
Preço: R$ 14,80
Código: 512036

Paulinas Editora
Sala de Imprensa
Joana Fátima, Taís Gonzáles, Ir. Ana Sofia, fsp
www.paulinas.org.br/sala_imprensa
divulgação@paulinas.com.br


Fonte: Paulinas
Postado por: Administrador

Galeria de Imagens





Compartilhe este conteúdo:



Veja Também

Dialógo Inter-religioso - Religiões a caminho da paz
Líderes de diversas vertentes religiosas falam sobre a importância da união de credos pela paz

Eu mais feliz - Reflexões para o despertar de uma vida melhor
A obra auxilia o leitor a compreender de forma simples, com textos curtos, aspectos da vida e do nosso tempo.

Filhos felizes - O segredo da educação de adolescentes para uma vida bem-sucedida
Psicóloga Mariangela Mantovani traz propostas para o entendimento dessa fase complicada da vida.

A virgem Maria no ano litúrgico
Escrito pelo autor Bruno Carneiro Lira, o livro “A virgem Maria no ano litúrgico” (Paulinas Editora, 2018) é um itinerário litúrgico-mariano que reflete sobre as festas, memórias e solenidades de Maria.

Amoris Laetitia em questão – Aspectos bíblicos, teológicos e pastorais
Amoris Laetitia é Exortação pós-sinodal escrita pelo papa Francisco que aborda o amor em família e é analisada por especialistas neste livro organizado por Leonardo Agostini Fernandes.

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximo Final
Busca avançada
Copyright © Pia Sociedade Filhas de São Paulo - Brasil - Direitos Reservados