BUSCA

O espectro disciplinar da Ciência da Religião

Data de publicação: 06/08/2007

imprimir

Trailer



Ensinar religião nas escolas pressupõe profissionais qualificados não em uma determinada teologia confessional, mas justamente na Ciência da Religião, ainda tão pouco conhecida entre nós.

Criada justamente para incentivar o interesse no Brasil pela área de estudos da religião, especialmente diante das recentes e pendentes discussões acerca do Ensino Religioso nas escolas públicas, a coleção Repensando a Religião, de Paulinas Editora, ganha o quarto volume - O espectro disciplinar da Ciência da Religião. Nele, uma série de autores traça o espectro de disciplinas que compõem e nutrem reciprocamente a ciência da religião, em suas interações com a antropologia, a história, a sociologia, a psicologia, a geografia, a estética, as ciências naturais e a teologia.

A preocupação de fundo desta coleção e, especificamente, deste livro organizado por Frank Usarski é demarcar o que constitui as Ciências da Religião, insistindo na importância de uma aproximação científica ao mundo religioso. É perceptível a crescente demanda na academia brasileira por obras que esclareçam as devidas distâncias entre a pesquisa científica da religião e as produções propriamente teológicas, em que o componente confessional é explicitado ou pressuposto nas entrelinhas do discurso.

A obra convida-nos a interagir com a discussão em andamento sobre a forma mais adequada e os conteúdos mais pertinentes a uma introdução à pesquisa em Ciências da Religião. Na primeira parte, consideram-se as perspectivas das subdisciplinas "clássicas" da ciência da religião: a história das religiões, a antropologia, a sociologia e a psicologia da religião. Na segunda, são apresentadas duas subdisciplinas "complementares": a geografia e a estética da religião.

A última parte coloca a ciência da religião diante de novos horizontes e antigas demarcações, com três estudos: a questão da contribuição da ciência da computação para o estudo da religião, o diálogo transdisciplinar sobre a relação entre a ciência e a religião e, finalmente, uma discussão sobre as interações possíveis entre ciência da religião e teologia.

Este livro é recomendado a todos os cursos de graduação e programas de pós-graduação em ciências da religião e áreas afins como Filosofia, Teologia e Ensino Religioso. Vale lembrar que o Ensino Religioso nas escolas pressupõe profissionais qualificados não em uma determinada teologia confessional, mas justamente na Ciência da Religião, ainda tão pouco conhecida entre nós.


Título: O espectro disciplinar da Ciência da Religião
Org.: Frank Usarski
Público-alvo: estudantes de Teologia e de Ciências da Religião
Coleção: Repensando a religião
Formato: 14 x 21
Págs.: 312
Preço: R$ 36,80
Código: 511277
ISBN: 9788535619379

Paulinas Editora
Sala de Imprensa
Carla de Sá, Taís Gonzáles, Ir. Ana Sofia, fsp
www.paulinas.org.br/sala_imprensa
divulgação@paulinas.com.br


Fonte: Paulinas
Postado por: Administrador

Galeria de Imagens





Compartilhe este conteúdo:



Veja Também

Burnout
A síndrome de 'Burnout' descreve o estado de exaustão intensa e prolongada da pessoa em relação ao seu trabalho. Entre eles, tem chamado atenção, pela sua frequência e gravidade, o complexo de desgosto, cansaço e desencanto que afeta muitos profissionais.

"Violência doméstica e familiar contra a mulher" - Um problema de toda a sociedade
Os artigos foram escritos por especialistas de diversas áreas que, a partir de sua experiência , buscam informar e orientar sobre como reconhecer um caso de violência doméstica e o que fazer.

O perfume da esperança
A obra narra a emocionante história de Paolo, um brasileiro adotado por uma família italiana, na busca por suas raízes.

Confessar... O quê? Por quê? Como?
Novo livro de padre Cleiton Viana convida você a refletir e compreender o sacramento da confissão.

É mamífero que fala, né?
Lançamento da Paulinas Editora, o livro chega às livrarias e lojas on-line com uma proposta inusitada: falar de aleitamento materno diretamente para as famílias, especialmente para as crianças, empregando uma linguagem carinhosa, cuidadosa e acessível.

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximo Final
Busca avançada
Copyright © Pia Sociedade Filhas de São Paulo - Brasil - Direitos Reservados