BUSCA

Autismo infantil - o que é e como tratar

Data de publicação: 18/06/2007

imprimir

Trailer



Ele se balançava sem parar e não demonstrava nenhuma afeição por quem o servia... Não reagia ao disparo do revólver, mas voltava-se na direção de um estalo de casca de noz.

Fuga da realidade, retraimento para o mundo interior, indiferença à presença das pessoas, dificuldades em estabelecer relações sociais... Tipo severo de desordem da personalidade que altera muito precocemente - às vezes desde o nascimento - a organização da vida interior da criança e sua relação com o mundo exterior, o autismo continua um desafio para especialistas, pais e educadores.

Em Autismo infantil - O que é como tratar, lançamento de Paulinas, Pierre Ferrari, professor de Psiquiatria para a infância e a adolescência da Universidade de Paris, apresenta um amplo panorama desse complexo distúrbio da personalidade: a evolução e as diversas correntes de estudos; os métodos de avaliação e diagnóstico; fala da importância do diagnóstico precoce por profissional especializado que permite a aplicação de medidas educativas, pedagógicas e terapêuticas que condicionarão a qualidade da evolução da criança e o adequado acompanhamento familiar.

A obra oferece grandes contribuições acerca do comportamento dos responsáveis pelos cuidados das crianças e aborda a questão do autismo na adolescência e na vida adulta. O autor enfatiza a importância do reconhecimento do autista como sujeito, que merece a dignidade de ser reconhecido em suas diferenças e de ter assegurados os meios que permitam uma autêntica comunicação e convivência com as outras pessoas.

Alguns especialistas consideram o autismo uma alteração global da personalidade e da relação com o mundo, enquanto outros acreditam que deve ser concebido como um transtorno invasivo do desenvolvimento, bloqueando na criança a organização das grandes funções psicológicas. Muitas vezes confundido com outras síndromes, esse transtorno apresenta-se com algumas características marcantes e, em geral, consiste na incapacidade de estabelecer relações normais com as pessoas e de reagir normalmente às situações, desde o início da vida.

O termo "autismo" origina-se do grego Autós, que significa "de si mesmo". Foi empregado pela primeira vez em 1911, pelo psiquiatra suíço Eugen Bleuler, para descrever a fuga da realidade e o retraimento para o mundo interior dos pacientes adultos acometidos de esquizofrenia. Somente em 1943, o psiquiatra Leo Kanner descreveria com maior precisão o autismo infantil. A partir da década de 70, os meios científicos manifestaram um crescente interesse pelo assunto, o que possibilitou o desenvolvimento de pesquisas nos âmbitos neurobiológico, cognitivo e psicanalítico.

Título: Autismo infantil: o que é e como tratar
Autor: Pierre Ferrari
Editora: Paulinas
Público-alvo: Pais, responsáveis por crianças, estudantes de psicologia, terapeutas
Coleção: Caminhos da psicologia
Formato: 13,0 x 20,0
Páginas: 192
Preço: R$ 29,30
Código: 511374
ISBN: 9788535617856

Paulinas Editora
Sala de Imprensa
Joana Fátima, Taís Gonzáles, Ir. Ana Sofia, fsp
www.paulinas.org.br/sala_imprensa
imprensa@paulinas.com.br


Fonte: Paulinas
Postado por: Administrador

Galeria de Imagens





Compartilhe este conteúdo:



Veja Também

Consciência negra se constrói com histórias e representatividade
No mês da consciência negra, a Paulinas apresenta uma série de livros inspirados e contatos do ponto de vista da África e dos africanos, contribuindo com a representatividade e com a auto-estima de afrodescendentes.

Burnout
A síndrome de 'Burnout' descreve o estado de exaustão intensa e prolongada da pessoa em relação ao seu trabalho. Entre eles, tem chamado atenção, pela sua frequência e gravidade, o complexo de desgosto, cansaço e desencanto que afeta muitos profissionais.

"Violência doméstica e familiar contra a mulher" - Um problema de toda a sociedade
Os artigos foram escritos por especialistas de diversas áreas que, a partir de sua experiência , buscam informar e orientar sobre como reconhecer um caso de violência doméstica e o que fazer.

O perfume da esperança
A obra narra a emocionante história de Paolo, um brasileiro adotado por uma família italiana, na busca por suas raízes.

Confessar... O quê? Por quê? Como?
Novo livro de padre Cleiton Viana convida você a refletir e compreender o sacramento da confissão.

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximo Final
Busca avançada
Copyright © Pia Sociedade Filhas de São Paulo - Brasil - Direitos Reservados