BUSCA

Religião, Carisma e Poder - As formas da vida religiosa no Brasil

Data de publicação: 08/05/2015

imprimir

Trailer



"Cinqüenta por cento da população brasileira frequenta algum tipo de atividade religiosa e 89% consideram a religião como algo muito importante”.

O décimo volume da série Coleção Estudos da ABHR traz trabalhos apresentados durante o XIII Simpósio, realizado em São Luís/MA, entre os dias 29 de maio e 1º de junho 2012. A obra apresenta um panorama geral das questões levantadas e discutidas durante o XIII Simpósio, intitulado Religião, Carisma e Poder: as formas da vida religiosa no Brasil. Os temas contemplaram os 50 anos do início do Concílio Vaticano II e os 100 anos de publicação da obra As Formas Elementares da Vida Religiosa, de Émile Durkheim, com destaque para as pesquisas que abordam os aspectos da vida religiosa no Brasil sob a ótica de diversas áreas do conhecimento.
A obra aprofunda as discussões sobre as religiões no Brasil, suas trajetórias históricas, transformações, singularidades e o relacionamento com as demais esferas da vida. Trata-se de uma obra multifacetada, uma vez que, além da variedade de temas tratados e metodologias adotadas, aposta na diversidade na formação dos pesquisadores. Trata-se de uma compilação relevante para aqueles que transformaram a religião em objeto de investigação acadêmica. 

Título: Religião, Carisma e Poder – As formas da vida religiosa no Brasil
Organizadores: Gamaliel da S. Carreiro; Lyndon de A. Santos; Sérgio F. Ferretti e Thiago L. dos Santos.
Coleção: Estudos da ABHR
Formato: 14,0 x 21,0
Páginas: 184
Código: 526258
ISBN: 978-85-356-3815-8

Os organizadores:
GAMALIEL CARREIRO, doutor em Sociologia pela Universidade de Brasília, é professor adjunto II no Departamento de Sociologia e Antropologia da Universidade Federal do Maranhão; LYNDON DE A. SANTOS, mestre em Ciências da Religião (Universidade Metodista de São Paulo, 1995) e doutor em História (Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, 2005), é diretor do Centro de Ciências Humanas e presidente da Associação Brasileira de História das Religiões; SÉRGIO FIGUEIREDO FERRETTI é pesquisador de religiões afro-brasileiras e cultura popular, museólogo, especialista em Sociologia e Economia do Desenvolvimento (Universidade Católica de Louvain), mestre em Ciências Sociais/Antropologia e doutor em Antropologia (USP), coordenador do Grupo de Pesquisa Religião e Cultura Popular da UFMA e membro da Comissão Maranhense de Folclore; THIAGO L. DOS SANTOS é historiador, doutorando em Ciências Sociais na Universidade Federal do Maranhão, com pesquisa no campo da Antropologia e História das Religiões.

Contato para imprensa
Roberta Molina 
Tel: 55 11  5081-9333
imprensa@paulinas.com.br


Fonte: sala de imprensa
Postado por: Sala de Imprensa



Compartilhe este conteúdo:



Veja Também

Consciência negra se constrói com histórias e representatividade
No mês da consciência negra, a Paulinas apresenta uma série de livros inspirados e contatos do ponto de vista da África e dos africanos, contribuindo com a representatividade e com a auto-estima de afrodescendentes.

Burnout
A síndrome de 'Burnout' descreve o estado de exaustão intensa e prolongada da pessoa em relação ao seu trabalho. Entre eles, tem chamado atenção, pela sua frequência e gravidade, o complexo de desgosto, cansaço e desencanto que afeta muitos profissionais.

"Violência doméstica e familiar contra a mulher" - Um problema de toda a sociedade
Os artigos foram escritos por especialistas de diversas áreas que, a partir de sua experiência , buscam informar e orientar sobre como reconhecer um caso de violência doméstica e o que fazer.

O perfume da esperança
A obra narra a emocionante história de Paolo, um brasileiro adotado por uma família italiana, na busca por suas raízes.

Confessar... O quê? Por quê? Como?
Novo livro de padre Cleiton Viana convida você a refletir e compreender o sacramento da confissão.

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximo Final
Busca avançada
Copyright © Pia Sociedade Filhas de São Paulo - Brasil - Direitos Reservados