BUSCA

A gênese do discípulo - Uma relação semântica e teológica de Paulo e João a partir do estudo de Filipenses 3,1-16 e João 15,1-8

Data de publicação: 27/10/2015

imprimir

Trailer



“O discípulo é aquele que sabe que só conseguirá ‘ser para’ se ‘vier de’, só poderá lavar os pés dos irmãos se deixar o Senhor lavar seus pés.”

A obra apresenta uma pesquisa da relação dos escritos de Paulo e João. Para estabelecer esta relação, foram identificados, na Carta aos Filipenses e no Evangelho de João, elementos semânticos e teológicos que têm o mesmo foco: a centralidade de Cristo no que se refere ao discipulado. Esses elementos dão um harmônico testemunho sobre o essencial para a gênese do discípulo. Paulo e João têm um testemunho comum que toca a ontologia do discipulado.

A investigação contemplará três âmbitos que se apresentam em cinco capítulos: a exegese de dois textos canônicos, Fl 3,1-16 e Jo 15,1-8; a relação semântica e teológica de Paulo e João e a identificação do essencial para se tornar discípulo no testemunho, comum nos textos em estudo. Esta pesquisa, elaborada pelo professor e autor José Otacio Oliveira Guedes, não se propõe interpretação nova dos textos, nem um método novo de abordagem. A novidade está em, aplicando os métodos e abordagem que são apresentados na obra, mapear sintática e semanticamente os textos, de modo a ler neles e escutar deles um testemunho comum no que tange o essencial do discipulado.


O autor:
JOSÉ OTACIO OLIVEIRA GUEDES nasceu em Minas Gerais, em 1974. Estudou Teologia Bíblica na Pontifícia Universidade Gregoriana (Roma) e na PUC-Rio, onde é professor de Exegese do Novo Testamento. Ordenou-se padre em 2000. Depois de uma experiência como formador no Seminário São José de Niterói-RJ (2001–2006), vivenciou intensa experiência pastoral como pároco na Paróquia São Pedro Apóstolo, em Itaboraí-RJ (2006–2012). Atualmente, além da vida acadêmica, exerce o ministério como formador no seminário e como diretor do Instituto Filosófico e Teológico. Dedica-se, também, a acompanhar a Pastoral Universitária na Arquidiocese de Niterói e ao pastoreio de algumas comunidades da periferia.


Fonte: sala de imprensa
Postado por: Sala de Imprensa



Compartilhe este conteúdo:



Veja Também

Consciência negra se constrói com histórias e representatividade
No mês da consciência negra, a Paulinas apresenta uma série de livros inspirados e contatos do ponto de vista da África e dos africanos, contribuindo com a representatividade e com a auto-estima de afrodescendentes.

Burnout
A síndrome de 'Burnout' descreve o estado de exaustão intensa e prolongada da pessoa em relação ao seu trabalho. Entre eles, tem chamado atenção, pela sua frequência e gravidade, o complexo de desgosto, cansaço e desencanto que afeta muitos profissionais.

"Violência doméstica e familiar contra a mulher" - Um problema de toda a sociedade
Os artigos foram escritos por especialistas de diversas áreas que, a partir de sua experiência , buscam informar e orientar sobre como reconhecer um caso de violência doméstica e o que fazer.

O perfume da esperança
A obra narra a emocionante história de Paolo, um brasileiro adotado por uma família italiana, na busca por suas raízes.

Confessar... O quê? Por quê? Como?
Novo livro de padre Cleiton Viana convida você a refletir e compreender o sacramento da confissão.

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximo Final
Busca avançada
Copyright © Pia Sociedade Filhas de São Paulo - Brasil - Direitos Reservados