BUSCA

Ginástica para idosos Como e por que praticar atividade física na terceira idade

Data de publicação: 25/11/2015

imprimir

Trailer



“O envelhecimento é um processo universal, inevitável, natural e irreversível, caracterizado por uma diminuição orgânica e funcional não decorrente de doença, mas que acontece inevitavelmente com o passar do tempo.”

A Organização Mundial da Saúde (OMS) classificou o processo de desenvolvimento e envelhecimento dos indivíduos, definindo a idade do ser humano em: pessoa mais velha ou terceira idade, 61 a 75 anos; pessoa velha ou quarta idade; de 76 a 90 anos; pessoa muito velha ou anciã; mais de 90 anos; classe precedente ou idade de transição, de 46 a 60 anos. A obra “Ginástica para idosos – Como e por que praticar atividade física na terceira idade”, pretende alertar sobre a importância dos exercícios físicos em todas as etapas da vida, especificamente nas mencionadas acima. Os autores Nicola Lovecchio, Elisa Ducoli e Alberto Pellai iniciam a obra com uma introdução sobre o envelhecimento.

Na sequência, trazem a importância da atividade física e condicionamento físico para a boa forma e funções do corpo, dando ênfase para alguns benefícios: aumento da funcionalidade cardiovascular, prevenção da diminuição do metabolismo basal, melhora da postura, melhora da flexibilidade e articulação, além de sentir-se mais forte e motivado, dormir melhor, baixar o nível de estresse, controlar apetite e perder peso, reduzir o risco de infarto e diabetes, entre outros.

A obra também oferece dicas de alimentação e algumas sugestões de atividades, essas acompanhadas de fotos e textos ensinando passo a passo cada exercício. Alguns conselhos úteis de postura e de como movimentar-se corretamente em situações cotidianas, como passar roupa, escovar os dentes, arrumar a cama, e outros trabalhos domésticos, encerram o livro.

Os autores:
NICOLA LOVECCHIO formou-se no Instituto Superior de Educação Física da Lombardia, Milão, e obteve o título de mestre em Ciências Motoras e de doutor em Ciências Morfológicas pela Universidade de Milão. Contribuiu com a pesquisa no âmbito anatômico-funcional e na formação de estudantes universitários, supervisionou estágios, trabalhou em institutos de geriatria e atuou como professor de ginástica para idosos. Atualmente, leciona na Universidade do Sagrado Coração de Milão e em uma escola de ensino médio em Como.
ELISA DUCOLI, formada em Ciências Motoras, especializou-se em ginástica corretiva e antálgica e conduziu vários cursos de ginástica para idosos em academias e centros de convivência. Atualmente, é professora em uma escola de Ensino Fundamental e trabalha como professora particular de ginástica postural e antálgica.
ALBERTO PELLAI, médico, é pesquisador em Saúde Pública do Instituto de Saúde e Medicina Preventiva da Universidade de Milão. Trabalha, há alguns anos, como tutor da saúde materno-infantil, conduzindo pesquisas e atividades de formação. Publicou vários livros para professores, pais e crianças.



Fonte: sala de imprensa
Postado por: Sala de Imprensa



Compartilhe este conteúdo:



Veja Também

Burnout
A síndrome de 'Burnout' descreve o estado de exaustão intensa e prolongada da pessoa em relação ao seu trabalho. Entre eles, tem chamado atenção, pela sua frequência e gravidade, o complexo de desgosto, cansaço e desencanto que afeta muitos profissionais.

"Violência doméstica e familiar contra a mulher" - Um problema de toda a sociedade
Os artigos foram escritos por especialistas de diversas áreas que, a partir de sua experiência , buscam informar e orientar sobre como reconhecer um caso de violência doméstica e o que fazer.

O perfume da esperança
A obra narra a emocionante história de Paolo, um brasileiro adotado por uma família italiana, na busca por suas raízes.

Confessar... O quê? Por quê? Como?
Novo livro de padre Cleiton Viana convida você a refletir e compreender o sacramento da confissão.

É mamífero que fala, né?
Lançamento da Paulinas Editora, o livro chega às livrarias e lojas on-line com uma proposta inusitada: falar de aleitamento materno diretamente para as famílias, especialmente para as crianças, empregando uma linguagem carinhosa, cuidadosa e acessível.

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximo Final
Busca avançada
Copyright © Pia Sociedade Filhas de São Paulo - Brasil - Direitos Reservados