PNLD Literário - Obras Infantis de Paulinas
Data de publicação: 04/09/2018

"Tombolo do Lombo".
Esse é o início de uma bela amizade, de uma linda troca de correspondências e da descoberta de lugares distantes.
Cabe do autor Fê, vem com texto descontraído e ilustrações divertidas, para que a criança descubra que na barriga de um gatinho guloso cabe tudo o que sua imaginação quiser. O livro é um convite à diversão, à criatividade e ao lúdico.
Em Bichinho de estimação de Edméa Campbells e ilustrações de Cris Eich, a Dona Vaca encontrou o Potrinho andando muito triste pelo pasto. Ele havia perdido seu bichinho de estimação. A Vaca resolveu ajudar o amigo a procurar pelo seu bichinho. No meio do caminho encontraram outros animais que também quiseram ajudar. O Macaco, o Pato, o Porco, a Formiga, o Galo, o Gato, todos queriam ajudar o Potrinho a solucionar o mistério. Será que eles conseguiram?
Tombolo do Lombo, de André Neves, é inspirado na cantiga popular Tangolomango, às vezes cantada com estrutura cumulativa decrescente, e no Bumba meu boi, este livro valoriza, desse modo, a cultura brasileira e suas múltiplas maneiras de abordagem.
A construção textual possibilita às crianças brincarem com a operação de subtração uma a uma, como uma lenga-lenga de contar para trás. A brincadeira com as palavras promove a construção do pensamento lógico-matemático e aciona noções de classificação, inclusão.
A originalidade da criação da sonoridade na palavra é muito interessante. Durante o livro, os personagens vão caindo do lombo do boi, criando um sentido de tombo do lombo presente no neologismo.
Para acessar a sala com os livros escolhidos pelo PNLD Literário, acesse: https://www.paulinas.org.br/loja/?system=loja_paginas&lopa_id=493