Papa Francisco anuncia nomeação de José Tolentino Mendonça como cardeal
Data de publicação: 02/09/2019


Papa Francisco anunciou neste domingo (1º de setembro) que, no dia 5 de outubro, elevará ao nível de cardeal treze integrantes do clero, entre eles o arcebispo português D. José Tolentino Mendonça, bibliotecário e arquivista da Santa Sé, de 53 anos. Entre os nomeados, dez serão cardeais eleitores com menos de 80 anos e, portanto, terão condições de votar em um eventual conclave para a escolha do sucessor de papa Francisco.
D. José Tolentino Mendonça foi o segundo a ser anunciado, em uma lista que inclui colaboradores diretos do papa e responsáveis por várias dioceses do mundo. O arcebispo madeirense torna-se o sexto cardeal português do século XXI e o terceiro a ser designado no atual pontificado. Passa a ser o segundo membro mais jovem do Colégio Cardinalício, logo após D. Dieudonné Nzapalainga, cardeal da República Centro-Africana, de 52 anos. O novo cardeal português junta-se, assim, a D. José Saraiva Martins, D. Manuel Monteiro de Castro, D. Manuel Clemente e D. António Marto no Colégio Cardinalício.
O padre português, que vem se tornando cada vez mais importante nos meios eclesiástico, cultural e acadêmico, possui diversas obras publicadas pela Paulinas Editora, entre elas “A mística do instante”, “Libertar o tempo “ e “Um Deus que dança”.
Contato para imprensa
Luciana Sales
Tel.: (11) 5081-9333
imprensa@paulinas.com.br
Luciana Sales
Tel.: (11) 5081-9333
imprensa@paulinas.com.br
Fonte:
Sala de imprensa
Postado por:
Sala de Imprensa