BUSCA

Paulinas Livraria de São Luís e Organização Católica Alemã Adveniat entregam livros em braile e audiolivros aos alunos da Escola de Cegos do Maranhão

Data de publicação: 02/06/2021

imprimir

Trailer




(Texto e fotos: Euzimar Jesus Rosa, de São Luis) - Mês de junho é também mês de festa para a família Paulinas no mundo, no Brasil e também em terras maranhenses, na manhã de  1º de junho, quem celebrou a festa foram os alunos da Escola de Cegos do Maranhão – ESCEMA, contemplados com mais de 420 livros em braile e audiolivros doados por Paulinas Editora em parceria com a organização católica Adveniat.

Com o lema “a comunicação a serviço da vida e do Evangelho Vivo” a Paulinas Editora busca levar inclusão, promovendo dignidade, e o prazer de ensinar e sonhar por meio da leitura em Braille e audiolivros para crianças, adolescentes, jovens e adultos com deficiência visual ou não de todo o Brasil, atendendo um público de mais de 1000 pessoas em diversas capitais brasileiras.

A parceria entre Paulinas Editora e associação católica Adveniat/Alemã contemplou em seu projeto “Livros em Braille para crianças e adolescentes cegos” para a Escola de Cegos do Maranhão ESCEMA – São Luís, localizada à Travessa Bequimão, número 25, Conj. Bequimão, em São Luís, capital do Maranhão.

Devido à pandemia da Covid-19 (que pede distanciamento social e isolamento) a solenidade contou com um número reduzido de participantes para evitar aglomeração e seguir os protocolos de segurança sanitária da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Para o Diretor Presidente da instituição Antonio Ferreira Rocha, o momento é de suma importância, gratidão, alegria e também de visibilidade. Não somente para os parceiros do projeto, mas para a própria escola que passa por momentos de dificuldades financeiras. Segundo o senhor Rocha, “a doação de livros em braile e audiolivros vem beneficiar o trabalho no dia a dia da escola de forma mais pedagógica e oferecendo possibilidades interativas e dinâmicas aos educadores, colaboradores em geral, mas principalmente aos alunos que terão conteúdo a mais para interagir, aprender e somar conhecimentos por meio das leituras que os livros proporcionam aos leitores”, ressalta o diretor presidente da ESCEMA.

Segundo a Ana Maria, aluna do 9º Ano, o momento é de pura alegria e viagens pelo mundo da leitura. Enquanto aguardava a vez de falar, Ana Maria se deliciava com a leitura do livro “Cadê a monstrinha”, da autora Elizete Lisboa. Super feliz com o momento , mostra-se super fã de leituras e dos livros. ‘É uma grande contribuição para todos os alunos e educadores. Já andei por muitos lugares e até viajei para fora do país por meio da leitura.’ Ana enfatiza, “agradeço pelo presente maravilhoso que a Paulinas Editora em parceria com a Adveniat promoveram à escola.”

A senhora Ticiane Calvacante, mãe da garotinha Elloá Calvacante de 5 anos, aluna do primeiro ano (fundamental I), fala que a iniciativa é super válida porque leva as crianças leitura de qualidade e por meio dos livros vão se interessar ainda mais pelas aulas.

- Mamãe posso ficar com o livro “O chapeuzinho vermelho?”, pergunta a garotinha Elloá que estava encantada com a obra da autora Bia Villela.

Em fala de agradecimento o vice-presidente da ESCEMA, o senhor Daniel Bezerra fala que os livros doados por Paulinas Editora à escola vai possibilitar a instituição nos seus trabalhos internos com novas propostas pedagógicas facilitando as atividades curriculares.

A gerente da Paulinas Livraria de São Luís (Maranhão), irmã Janete Leal Ribeiro, fsp, fala aos presentes na solenidade o papel social que a Paulinas Editora vem trabalhando ao longo da sua história, presente no mundo há 106 anos, no Brasil há 90 anos e no estado do Maranhão há 42 anos. E de como se deu todo o processo do projeto dos livros em braile para a escola, uma parceria com a instituição católica Adveniat. “A Paulinas comunica vida, comunica inclusão à cultura e leitura, partilha, amor, o diálogo e o Evangelho Vivo”, para que todos sejam cidadãos protagonistas nos campos sociais do mundo da vida, finaliza.

Além dos livros em braile e dos audiolivros a Paulinas irá oferecer aos educadores e alunos da ESCEMA formação online ou presencial com um dos autores das obras que foram doadas. Para que assim possam aproveitar melhor cada conteúdo mediante as normas da BNCC e da realidade local de onde está a instituição.

Ler – um prazer que ensina a sonhar e a escrever a própria história!




Fonte: sala de imprensa
Postado por: Sala de Imprensa



Compartilhe este conteúdo:



Veja Também

Tendo a fuga da Sagrada Família como exemplo, neste ano, a campanha de Natal da Paulinas ressalta a acolhida
O tema da campanha de Natal da Paulinas em 2021 é "Natal é acolher - em busca de um lugar para Jesus", que vai lembrar dos refugiados de todo o mundo, inclusive os moradores de rua do Brasil.

Câmara Municipal de Niterói (RJ) aplaude o trabalho evangelizador das Paulinas
A Câmara Municipal de Niterói (RJ) concedeu moção de aplausos à Congregação das Irmãs Paulinas pelos 90 de trabalho de evangelização no Brasil.

Em solenidade marcada pela emoção, Irmãs Paulinas recebem a Medalha Pedro Ernesto na Câmara do Rio de Janeiro
Solenidade de entrega da Medalha Pedro Ernesto, a mais importante comenda da Câmara Municipal do Rio de Janeiro, para a Congregação das irmãs Paulinas, com propositura do vereador Reimont.

Congregação das Irmãs Paulinas vai receber a medalha Pedro Ernesto, comenda máxima da Câmara Municipal do RJ
A Congregação das Irmãs Paulinas será homenageada com a mais alta comenda da Câmara Municipal da Cidade do Rio de Janeiro: a medalha de mérito Pedro Ernesto, pelos 90 anos de presença no Brasil.

Das origens para o mundo – Há 90 anos Paulinas marca presença missionária em terras brasileiras
Das terras maranhenses, a comemoração pelos 90 anos de caminhada das irmãs Paulinas no Brasil

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximo Final
Busca avançada
Copyright © Pia Sociedade Filhas de São Paulo - Brasil - Direitos Reservados