Livro “Como é que está aí?” fala da preocupação com o outro no mundo pós-pandemia
Data de publicação: 05/10/2022

Publicação é do padre Lício de Araújo Vale, especialista em suicídio e autor de livros sobre o assunto
Com a pandemia, tivemos que aprender a conviver com o luto, pois as perdas de pessoas queridas foram muitas. Além disso, também perdemos bens materiais, empregos e outras coisas que nos eram caras. O livro: “Como é que está aí?” do padre Lício de Araújo Vale nos ajuda a compreender as perdas e a amparar pessoas queridas que passam por isso.
Escrito em linguagem simples e objetiva, o livro convida a compreender o difícil processo de luto por uma pessoa querida, bem como as perdas sociais e materiais, oferecendo uma nova visão para possíveis intervenções, fundamentadas no conhecimento do ser humano com todas as suas peculiaridades e desafios. O autor inicia explicando o que é o luto e seus estágios. Também oferece conselhos aos adultos sobre a forma como falar de morte e do luto com as crianças, mostra as diferenças entre a tristeza e a depressão e como ajudar uma pessoa em situação de luto.
A conclusão a que o leitor chegará, ao final da obra, é que o luto constitui um fenômeno psíquico e necessário dentro do âmbito psicológico, cognitivo e psicossocial. Compreendê-lo como um processo e não como um estado traz uma nova visão para possíveis intervenções que sejam fundamentadas na empatia e em atitudes de acolhimento, compaixão e fraternidade.
Sobre o autor – O padre Lício de Araújo Vale é filósofo formado pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), qualificado em Suicídio e Automutilação pela Universidade Paraense (UNIPAR), especializado em Prevenção ao Suicídio pela Universidade Federal de Santa Catarina, pesquisador sobre luto e valorização à vida, educador e palestrante.
Sobre Paulinas:
Referência de qualidade, ética e respeito pela diversidade cultural, a Paulinas Editora está presente no Brasil desde 1931 e, ao longo de sua trajetória, vem sendo reconhecida por sua atuação com inúmeras premiações, com destaque para oito Prêmios Jabuti – o mais importante prêmio literário do País, conferido pela Câmara Brasileira do Livro –, e com participação em feiras literárias internacionais. Assume como valores em sua ação: Alegria em servir; Amor à missão; Colaboração e criatividade; Comunhão e participação; Espiritualidade; Harmonia e beleza; Ética e responsabilidade social.
Agenda de entrevistas com o autor e contato para imprensa: Marco ASA | Tel.: (11) 5081-9333 | WhatsApp: (13) 96585-1710 | imprensa@paulinas.com.br
Fonte:
sala de imprensa
Postado por:
Sala de Imprensa