BUSCA

Retratos de Esperança

Data de publicação: 24/05/2017

O Dia Mundial das Comunicações Sociais 2017 reuniu profissionais da comunicação  e agentes pastorais. Paulinas em parceria com a Arquidiocese de São Paulo realizaram evento comemorativo que marcou a data.
O tema do 51º. Dia Mundial das Comunicações Sociais «‘Não tenhas medo, que Eu estou contigo’ (Is 43, 5). Comunicar esperança e confiança, no nosso tempo», enviado pelo Papa Francisco para a Igreja, foi celebrado com o título criativo Retratos de Esperança. O evento, precedendo o Dia da Ascensão do Senhor, no dia 17 de maio das 19h30 às 21h30, no Auditório Paulo Apóstolo, na Central Paulinas,  reuniu cerca de 100 comunicadores entre agentes pastorais, profissionais de comunicação, religiosos, seminaristas e interessados.
Num formato que incluiu reflexão, testemunhos, música com o Grupo Cantores de Deus, o evento procurou testemunhar e  refletir sobre a mensagem do Papa que convida a comunicar esperança e confiança neste nosso tempo tão sombrio e incerto.
Ir. Maria Antonieta Bruscato, provincial, deu as boas vindas aos participantes, ao Cardeal Dom Odilo Pedro Scherer, ao Bispo auxiliar da Arquidiocese de São Paulo e vigário para a comunicação, Dom Devair Araújo da Fonseca. A seguir o Arcebispo da Arquidiocese de São Paulo, pontuou alguns aspectos da mensagem do Papa Francisco. 
Como a mensagem pede para comunicar mensagens de esperança e confiança, foram convidados alguns comunicadores para dar testemunho, como Valdênia Lanfranchi, mestra em Direito Social, colunista da Revista Família Cristã onde escreve sobre Direitos Humanos; Miguel Ahumada, chileno, comunicador da WebRádio Migrantes, em espanhol e do Programa “Latinoamerica no Ar”, ligados à missão Paz e com a Rede Scalabriniana de Comunicação. Para Miguel “o significado e meu  testemunho nos meios de comunicação e  ter oportunidade de falar sobre o trabalho nas Rádio Migrantes Español , Radio 9 de Julho,  no âmbito católico e também que o migrante pode e deve ser um agente participativo. Nesta perspectiva agradeço  a oportunidade de incluir um migrante nesta celebração”. Ir. Natividade Pereira, fsp, comunicadora, escritora, mestra em Ciências da Religião pela PUC-SP, atua na formação de catequistas e em escolas, além de colaborar no Grupo Revistas, deu seu testemunho de consagrada no carisma da comunicação; o jornalista e apresentador da TV Cultura, Aldo Quiroga, também falou a partir do trabalho profissional e docente; o coordenador da Pastoral da Comunicação da Arquidiocese de São Paulo, padre Luís Cláudio Braga, testemunhou o trabalho da PASCOM arquidiocesana.
Para comunicadores que participaram como o jornalista Ricardo Bigi, da Diocese de São Miguel Paulista, “o que mais me atrai em participar das comemorações do dia Mundial das Comunicações Sociais, além da possibilidade de encontrar amigos comunicólogos, é saber que o Papa e toda igreja, estão atentos à evolução dos meios e modos de se comunicar e querendo fazer uma comunicação com  princípios éticos, não fugindo dos nossos ideais!”
O evento foi uma parceria de Paulinas Editora, SEPAC, COMEP, Grupo Revistas e Arquidiocese de São Paulo. O evento foi transmitido pela Webtv Paulinas. Antes do evento, Dom Odilo deu entrevista coletiva à Imprensa.
Ao final do encontro foi sorteado um Kit de produções Paulinas entre os participantes e a ganhadora foi a Sra. Suely Rodrigues Silva, que comoveu com suas palavras de agradecimento. Para o seminarista, Jonas Luiz de Pádua, CSsR, “Participar do evento ‘Retratos de Esperança’ foi motivador para eu renovar minhas esperanças na fé do Cristo ressuscitado através de nossa ‘Igreja em saída’. O encontro com as pessoas que participaram do evento me ajudou a perceber, ainda mais, que somos instrumentos da Esperança, que é o próprio Deus. Por isso, obrigado Paulinas e Arquidiocese de São Paulo por proporcionarem, agradavelmente, ‘retratos de esperanças’ para nossas vidas”, finaliza.

Fonte: Sepac
Postado por: Sepac

Compartilhe este conteúdo:









Veja Também

Educomunicação e formação pastoral
A comunicação como eixo articulador dos processos comunicacionais na educação e nas pastorais, tendo em conta as linguagens e uma metodologia participativa...
A comunicação na CF 2017
É comum as pessoas e também as instituições reduzirem a comunicação ao uso de instrumentos e, agora, das mídias sociais, que potencializam a palavra, as narrativas, as opiniões. Se pensarmos no sentido da palavra comunicação, observamos que é partilha...
Sugestões para celebrar Dia Mundial das Comunicações 2017
Trabalhe o tema do Dia Mundial das Com. Sociais 2017 a partir de nossas sugestões. Leia a mensagem.
POLITICAS DA COMUNICAÇÃO
Em julho acontece mais um módulo do Curso Cultura e Meios de Comunicação
Edição de Vídeo
NOVO LABORATÓRIO - 26 e 27 de agosto de 2017.
1 2 3 Próximo Final
Busca avançada
Copyright © Pia Sociedade Filhas de São Paulo - Brasil - Direitos Reservados