BUSCA

Formação de Lideranças

Data de publicação: 14/06/2017

Com o objetivo de contribuir para qualificar a comunicação nas pastorais e entre as pastorais e formar uma equipe de liderança paroquial, o SEPAC realizou o curso composto por quatro encontros, no primeiro semestre de 2017, tendo em vista a comunicação como eixo das pastorais. Participaram membros de diferentes paróquias, de acordo com as necessidades das temáticas.

No dia 18 de março, o tema  “O processo da comunicação e a atitude acolhedora nas pastorais”, que abordou a comunicação a partir do enfoque antropológico e do relacionamento do ser humano num contexto de mudanças culturais, em que a comunicação articula todos os processos. No dia 8 de abril, o tema  “A comunicação na iniciação cristã,  linguagens e vivência da fé na era digital”, tendo em vista que a comunicação na iniciação cristã (batismo, crisma, eucaristia) envolve a educação da fé em todas as etapas da vida cristã. Daí a necessidade de se refletir e capacitar-se nas diferentes linguagens (texto, imagem, música, redes sociais, filmes, etc.) para suscitar a fé e estabelecer o diálogo a partir da realidade dos interlocutores.


No terceiro encontro, em 20 de maio, o tema “A comunicação na liturgia: símbolos, Palavra, pessoas”, buscando contribuir no enfoque da comunicação nas celebrações, uma vez que a comunicação perpassa toda a ação litúrgica, no rito, nos símbolos, na proclamação da Palavra e por meio das pessoas que comunicam. A preparação cuidadosa é elemento importante para ajudar a assembleia a vivenciar o mistério celebrado.
O último encontro do projeto realizou-se no dia 10 de junho com o tema “Meios de comunicação e Redes Sociais na evangelização e na pastoral” O encontro trabalhou a elaboração de um Projeto de comunicação paroquial. Na avaliação dos participantes, a formação ajudou no conhecimento e favoreceu a formação seja da Pastoral da comunicação como da comunicação na liturgia.

Fonte: Sepac
Postado por: Sepac

Compartilhe este conteúdo:









Veja Também

Itesp no Sepac
De 7 a 11 de agosto os 38 alunos do primeiro ano de Teologia do Instituto Teológico São Paulo (ITESP), estiveram no SEPAC para a segunda etapa da disciplina Educação para a Comunicação.
MUTICOM
O 10º Mutirão aconteceu no Centro de Convenções Expoville de 16 a 20 de agosto, com o tema Comunicação e Educação e reuniu mais de 800 comunicadores de 20 Estados do Brasil.
Educomunicação e formação pastoral
A comunicação como eixo articulador dos processos comunicacionais na educação e nas pastorais, tendo em conta as linguagens e uma metodologia participativa...
A comunicação na CF 2017
É comum as pessoas e também as instituições reduzirem a comunicação ao uso de instrumentos e, agora, das mídias sociais, que potencializam a palavra, as narrativas, as opiniões. Se pensarmos no sentido da palavra comunicação, observamos que é partilha...
Palestra e lançamento de livro
Dia 10 de julho a partir das 8hr no SEPAC - palestra e lançamento do livro "E o verbo se fez rede" de Moisés Sbardeloto.
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximo Final
Busca avançada
Copyright © Pia Sociedade Filhas de São Paulo - Brasil - Direitos Reservados