BUSCA

SEPAC e SIGNIS Brasil realizam Curso de Educomunicação

Data de publicação: 14/06/2017

Comunicadores de mídias católicas refletem práticas para seu dia a dia.

No dia três de junho de 2017, em São Paulo, Signis Brasil e o Serviço à Pastoral da Comunicação/ Paulinas (SEPAC) realizaram um curso sobre uma temática muito discutida atualmente, a Educomunicação. 

Com início às 9hs e término às 16hs, contou com a participação de 17 pessoas, em sua maioria, de entidades associadas. Na abertura o Padre Sérgio Gheller, da diretoria da Signis deu as boas vindas e falou da importância do tema. Por sua vez, Ir. Helena que foi presidente da Signis Brasil, de 2010 a 2016, lembrou que a  Educomunicação é um dos projetos internacionais de SIGNIS e que o Brasil quer implementar. O tema é mais trabalhado em universidades, escolas, na Pastoral da Comunicação e é muito importante que seja objeto de estudo e prática nas mídias. Ressaltou que, segundo Walter Benjamin, a mídia é uma “escola sem muros”.

O curso Caminhos da Educomunicação discorreu sobre a temática da mídia e seus desdobramentos no processo comunicacional, nas diferentes linguagens bem como principais autores e bibliografia sobre o tema.  A assessora, Dra. Ir. Helena Corazza,  a partir de referenciais teóricos comuns, trabalhou com os participantes a possibilidade de atuação em diferentes  projetos  pela mídia e  nas diferentes linguagens, tendo em vista a convergência midiática. A assessora provocou os participantes a identificarem  o que existe a partir das produções existentes, buscando novas propostas.

A partir da constatação de que  o  tema da Educomunicação é muito trabalhado, tendo em vista a educação formal ou a pastoral, a assessora entende que as mídias fazem parte da na educação informal no sentido educativo. O objetivo foi de despertar a consciência e implementar projetos educomunicativos nas produções existentes com enfoque e intencionalidade educativa.
Um jornalista que se dedica à produção para a Internet observa: “Percebe-se a necessidade, dentro das mídias, um processo de despertar o olhar do receptor, fazendo com que ele absorva, reflita, não denso passivo nesse recebimento. Cabe muito mais que reportar os fatos, produzir conteúdos  que formem e instruam. Desta maneira, dentro da realidade em que atuo, observa-se a prioridade de identificar, primeiramente, o público para que se possa responder às necessidades, tornando o processo de Educomunicação efetivo”.

Por sua vez, o grupo que trabalha com a questão migratória, na Missão Paz, reafirma a Educomunicação nas práticas já existentes. “Contribuir para a melhoria dos processos e práticas já existentes na Missão Paz, agregando saberes, transformar a comunicação e valorizar a pessoa do migrante. Espaços existentes: Webrádio Migrentes, Programa migratório na Rádio 9 de Julho, Diálogos no Centro de Estudos Migratórios (CEM), Eixo trabalho (intermediação empresários e migrantes), Cursos profissionalizantes, Aulas de Português”.

Além das práticas educomunicativas nas mídias um dos participantes também percebe sua atuação na catequese, tendo em vista a formação educativa.

Fonte: Sepac
Postado por: Sepac

Compartilhe este conteúdo:









Veja Também

Educomunicação e formação pastoral
A comunicação como eixo articulador dos processos comunicacionais na educação e nas pastorais, tendo em conta as linguagens e uma metodologia participativa...
A comunicação na CF 2017
É comum as pessoas e também as instituições reduzirem a comunicação ao uso de instrumentos e, agora, das mídias sociais, que potencializam a palavra, as narrativas, as opiniões. Se pensarmos no sentido da palavra comunicação, observamos que é partilha...
Palestra e lançamento de livro
Dia 10 de julho a partir das 8hr no SEPAC - palestra e lançamento do livro "E o verbo se fez rede" de Moisés Sbardeloto.
Formação de Lideranças
Qualificar a comunicação nas pastorais e entre as pastorais.
Retratos de Esperança
Evento reuniu cerca de 100 comunicadores entre agentes pastorais, profissionais de comunicação, religiosos, seminaristas e interessados.
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximo Final
Busca avançada
Copyright © Pia Sociedade Filhas de São Paulo - Brasil - Direitos Reservados