BUSCA

MUTICOM

Data de publicação: 25/08/2017

Paulinas participam do 10º. Mutirão Brasileiro de Comunicação em Joinville, SC
O Mutirão aconteceu no Centro de Convenções Expoville de 16 a 20 de agosto, com o tema Comunicação e Educação e reuniu mais de 800 comunicadores de 20 Estados do Brasil.
A décima edição do Mutirão Brasileiro de Comunicação (Muticom) promovido pela CNBB e Signis Brasil, contou com a coordenação do padre Ivanor Marcieski e equipe da Pastoral da Comunicação da Diocese de Joinville com a colaboração do Regional Sul 4 da CNBB, que corresponde ao Estado de Santa Catarina. Paulinas estiveram presentes participando com palestras e com a exposição de produções, com destaque às publicações de Comunicação.
O prefeito da Secretaria de Comunicação da Santa Sé, Monsenhor Dario Viganò, proferiu a conferência de abertura na noite de quarta-feira, 16 de agosto, à noite, com o tema “A comunicação na Igreja na perspectiva do Papa Francisco”.  O diretor do programa brasileiro na Rádio Vaticano, o jornalista paranaense, Silvonei  José, marcou presença com uma oficina sobre Rádio.

Em sua estrutura, o Muticom desenvolveu pela manhã duas conferências entremeadas por atividades culturais com as Televisões católicas e, à tarde, a oferta de dez oficinas com temas diversificados. A quinta-feira iniciou com a celebração da Eucaristia presidida por dom Francisco Carlos Bach, bispo de Joinville. A seguir, a primeira conferência de Irmã Helena Corazza, SEPAC, com o tema “A Educomunicação na vida pastoral da Igreja”. Como atividade cultural, Irmã Maria Celeste Ghislandi apresentou o trabalho da Rede Vida de Televisão e padre Maurício Cruz proferiu a segunda conferência com o tema “O uso das tecnologias na Educomunicação”. À noite foi realizada a apresentação do Balé Bolshoi do Brasil.

No dia 18, sexta-feira, a Celebração da Palavra com participação ecumênica. A terceira conferência esteve a cargo do Prof. Ismar de Oliveira Soares, da Universidade de São Paulo (ECA-USP), que trabalhou o tema “O processo dialógico da comunicação”. A quarta palestra foi proferida pelo repórter da RBS TV, Ricardo Von Dorff que apresentou o tema “Educar através da informação, o risco do fake news”. Entre as duas palestras, a TV Aparecida e a TV Canção Nova apresentaram atividades culturais. À noite, homenagem póstuma a Dom Irineu Scherer e ao Padre Zezinho. Logo após, Show com os Cantores de Deus
A missa de encerramento do 10º Muticom aconteceu, no sábado, 10hs no Santuário de Santa Paulina, em Nova Trento (SC), presidida pelo Arcebispo de Diamantina (MG) Dom Darci José Nicioli, presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação da CNBB.

Marcou presença no 10. Muticom o presidente da Signis da América Latina e do Caribe, Professor Carlos Ferraro que reuniu os membros de Signis Brasil pra conhecer a realidade, falou para a Assembleia da missão da Signis e apresentou o documentário “Labaca”.

Fonte: Sepac
Postado por: Sepac

Compartilhe este conteúdo:









Veja Também

Itesp no Sepac
De 7 a 11 de agosto os 38 alunos do primeiro ano de Teologia do Instituto Teológico São Paulo (ITESP), estiveram no SEPAC para a segunda etapa da disciplina Educação para a Comunicação.
Educomunicação e formação pastoral
A comunicação como eixo articulador dos processos comunicacionais na educação e nas pastorais, tendo em conta as linguagens e uma metodologia participativa...
A comunicação na CF 2017
É comum as pessoas e também as instituições reduzirem a comunicação ao uso de instrumentos e, agora, das mídias sociais, que potencializam a palavra, as narrativas, as opiniões. Se pensarmos no sentido da palavra comunicação, observamos que é partilha...
Palestra e lançamento de livro
Dia 10 de julho a partir das 8hr no SEPAC - palestra e lançamento do livro "E o verbo se fez rede" de Moisés Sbardeloto.
SEPAC e SIGNIS Brasil realizam Curso de Educomunicação
Comunicadores de mídias católicas refletem práticas para seu dia a dia.
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximo Final
Busca avançada
Copyright © Pia Sociedade Filhas de São Paulo - Brasil - Direitos Reservados