BUSCA

Como organizar o Dia Mundial das Comunicações

O Dia Mundial das Comunicações é celebrado no mundo inteiro, no Domingo da Ascensão do Senhor, portanto, o dia não é fixo. O tema para cada ano vem do Vaticano e é anunciado em Setembro. A mensagem completa é publicada no dia 24 de Janeiro, dia de São Francisco de Sales, padroeiro dos jornalistas. A mensagem é encontrada facilmente no site do Vaticano, CNBB ou em sites católicos. Veja a história e mensagens anteriores.

Sugestões para celebrar

Em cada cidade e realidade, a equipe de Pastoral da Comunicação (PASCOM) poderá organizar as atividades.

1. Conhecer a mensagem do Papa para o ano de referência.
2. Motivar as equipes de liturgia para prepararem esta celebração – no dia da Ascensão do Senhor – incluindo o Dia Mundial das Comunicações.
3. A Equipe da PASCOM poderá promover algum debate, seminário ou convidar alguém para fazer palestra sobre o tema.
4. Falar do tema do Dia Mundial das Comunicações em programas de Rádio, Televisão, Internet (blogs, facebook, twiter), Jornais paroquiais ou diocesanos, colunas em outros Jornais, roda de amigos(as).
5. Onde é possível, promover uma reunião com comunicadores (as) da cidade. Pode-se programar uma entrevista coletiva sobre o tema e uma confraternização para diálogo e aproximação. Ou ainda, mandar uma mensagem aos comunicadores (as) cumprimentando-os por este dia.
6. Fazer uma exposição ou feira educativa, para que as pessoas conheçam e valorizem os meios de comunicação católicos: revistas, jornais, livros, CDs, DVDs, Sites, Boletins, Programas de Rádio, TV, Internet.
7. Mobilizar o mundo da educação: professores (as) com o tema, promovendo algum concurso de redação, desenhos e/ou outras iniciativas com criatividade.
8. Rezar a Comunicação. Ter momentos celebrativos, horas de oração, vigílias pela comunicação e pelos profissionais da comunicação. Agradecer, pedir perdão. Veja orações



Compartilhe este conteúdo:





Igreja/Com

A comunicação na encíclica 'Laudato si’: criaturas interligadas

Alberione e a comunicação no Concílio Vaticano II

Mulheres cidadãs pela mídia

SEPAC: formação para a comunicação na era digital

A alegria do Evangelho no olhar da comunicação

1 2 3 4 5 6 7 Próximo Final
Busca avançada
Copyright © Pia Sociedade Filhas de São Paulo - Brasil - Direitos Reservados