137 8 0

Bate- papo com o Cônego José Bizon | Diálogo Inter-religioso - Religiões a caminho da paz

Inscreva-se em nosso canal oficial no YouTube: http://bit.ly/YouTubePaulinasWebTV 

Baixe um trecho do livro gratuitamente: http://bit.ly/2Potyt5

Vamos conversar com o  cônego José Bizon, Assessor Eclesiástico do Diálogo Ecumênico e Inter Religioso da Arquidiocese de São Paulo. Ele quem organizou a obra: "Diálogo inter-religioso - Religiões a caminho da paz". Nos apresenta o livro. 

Conheça nossas redes sociais:
http://bit.ly/FacePaulinasWebTV 
http://bit.ly/TwitterPaulinasWebTV


Tão precioso na atualidade, o diálogo

inter-religioso é tema de livro da Paulinas 

Líderes de diversas vertentes religiosas falam sobre a importância da união de credos pela paz
Um dos principais desafios do ser humano é dialogar. Quando o assunto é religião, o desafio torna-se ainda maior. Para demonstrar que não há necessidade de obstáculos no diálogo entre diferentes linhas de pensamento, representantes do judaísmo, do cristianismo, do islamismo, do budismo e da matriz africana unem-se para compor o livro “Diálogo inter-religioso – Religiões a caminho da paz”, lançamento da Paulinas Editora organizado pelo cônego José Bizon e pelo rabino Michel Schlesinger.

O livro tem prefácio do renomado jornalista Heródoto Barbeiro, que ressalta as imensas contribuições que o diálogo inter-religioso pode fazer à humanidade. Para o rabino Michel Schlesinger, “teremos alguma chance de fazer frente à violência, à corrupção, à fome, às agressões ao meio ambiente, aos abismos sociais, à falta de acesso à boa educação e à ausência da reflexão ética na sociedade, apenas, se formos capazes de colaborar”.

Também colaborador do livro, Dom Raymundo Damasceno Assis afirma que “o diálogo inter-religioso adquire maior urgência ao ser observado que as religiões buscam relacionar os homens ao redor de ‘certas’ categorias existenciais que as constituem e que pretendem dar razão e expressão às perguntas radicais que ocupam um lugar central na vida de cada homem”.

Para o sheikh Jihad Hassan Hammadeh, “o diálogo é essencial para se ter uma vida harmoniosa e estável”. Já a Monja Coen Roshi, que também colabora com a obra, diz que “o diálogo entre religiosos de diversas tradições espirituais é um dos sustentáculos para a construção de uma Cultura de Paz, Justiça e Cura da Terra”.

Segundo Ronilda Iyakemi Ribeiro, representante das religiões de matriz africana, “dispor-se a dialogar não é simples, porque o pluralismo se faz acompanhar de dissonância cognitiva, desconforto psíquico, sentimento de insegurança”. Mas, segundo ela, havendo forte interação, aumentam as chances de sucesso.

Para o cônego José Bizon, um dos organizadores da obra, “somos chamados a um empreendimento comum: estudar as causas da violência; ensinar aos nossos respectivos seguidores a combater o mal nos seus corações; libertar do mal tanto as vítimas como aqueles que praticam a violência; formar os corações e as mentes de todos, especialmente das crianças; amar e viver em paz com todos e com o meio ambiente; ensinar que não existe paz sem justiça”.

O livro “Diálogo inter-religioso – Religiões a caminho da paz” será lançado no Encontro Anual do Diálogo Religioso Católico-Judaico (DCJ), a ser realizado no próximo dia 4 de novembro, na Hebraica São Paulo, a partir das 17h.

O evento vai contar com a participação dos organizadores Cônego José Bizon, Rabino Michel Schlesinger, dos autores, Monja Coen Roshi, de Raul Meyer e Ronilda Iyakemi Ribeiro.


Sobre os organizadores:

CÔNEGO JOSÉ BIZON é mestre em Teologia pela Pontificia Studiorum Universitas A S. Thoma AQ. In Urbe. Atua nos temas de Teologia, Ecumenismo, Concílio Vaticano II, unidade e diálogo inter-reliogoso.


RABINO MICHEL SCHLESINGER é rabino brasileiro da Congregação Israelita Paulista e representante da Confederação Israelita do Brasil para o diálogo inter-religioso. Bacharel em Direito pela USP, formou-se rabino em Jerusalém e é mestre em Literatura e Legislação Judaicas pelo Jewish Theological Seminary, de Nova Iorque.

Comente este vídeo
+
Vídeos

Mais Assistidos

Paulinas Livros Evangelização ascensão Viver a Palavra Grupo Chamas Vocação Dogmas Testemunho Pentecostes Comep Igreja Catequese Tecla Merlo Cantores de Deus Misericordia Mês da Bíblia Nossa Senhora Agnaldo José História de vida Laudato Si Gravadora DVD Marília Mello Novidades Dom Odilo Padre Zezinho Música Lancamentos Adoração e Vida Adriana Arydes Arte Paulinas 103 anos Comunicação Terço da Tarde Antonio Cardoso
Pesquisa Avançada
Copyright © Pia Sociedade Filhas de São Paulo - Brasil - Direitos Reservados